quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sítio arqueológico de São Raimundo Nonato-Piauí

No município de São Raimundo Nonato, no Piauí, as escavações levaram à descoberta de centenas de artefatos de Pedra lascada e pedaços de carvão vegetal. O sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, onde ocorreram as descobertas, é um abrigo rochoso cujas paredes estão cobertas por mais de mil figuras rupestres. Os objetos encontrados no Piauí datariam mais de 50 mil anos atrás, quando a área era coberta por floresta tropical úmida e nela viviam animais como os gliptodontes e as preguiças-gigantes. Se essa explicação fosse plenamente aceita pelos arqueólogos, os objetos encontrados, passariam a ser as provas mais antigas da presença humana na América Muitos estudiosos, porém, não aceitam que os objetos encontrados no Piauí tenham sido produzidos por humanos. Esses pesquisadores afirmam que os artefatos de pedra e pedaços de carvão podem ser resultado de processos naturais, como por esfacelamento das rochas e os incêndios florestais.

O sitío arqueológico Xiquexique-Carnaúba dos Dantas

O Sítio Arqueológico Xiquexique 1, está localizado no município de Carnaúba dos Dantas - RN, distante 220 km de Natal. A arqueologia classificou as figuras rupestres como pertencentes à tradição Nordeste, sub-tradição Seridó, que datam de cerca de 9000 anos atrás e apresentam cenas da dinâmica do cotidiano como danças, sexo, luta e caça.

Parque Nacional Serra da Capivara

Área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade-UNESCO. Contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem há 50.000 anos, os mais antigos registros na América. O Parque Nacional Serra da Capivara se localiza no Estado do Piauí, ao Sudeste. Possui vários sítios arqueológicos. Existem atualmente 737 sítios arqueológicos catalogados onde foram encontrados artefatos líticos, esqueletos humanos, pinturas rupestres com aproximadamente 30.000 figuras coloridas, que representam cenas de sexo, de dança, de parto, entre outras. Ao longo de 14 trilhas e 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos. No circuito dos Veadinhos Azuis, podemos encontrar quatro sítios com pinturas azuis, a primeira desta cor descoberta no mundo. Situado em uma região de clima semi-árido, fronteira entre duas grandes formações geológicas - a Bacia Sedimentar Maranhão -Piauí e a Depressão Periférica do rio São Francisco -, seu relevo é formado por serras, vales e planícies. É o único Parque Nacional do domínio morfoclimático das caatingas, o que ressalta a necessidade de conservação e restauração da flora. O Parque abriga fauna e flora específicas. Desde a colonização, a área hoje pertencente ao Parque Nacional Serra da Capivara foi utilizada pelas populações que nela caçavam, plantavam e retiravam a madeira. Localização País: Brasil; Estado: Piauí; Mesorregiões: Sudeste e Sudoeste Piauiense; Microrregiões: Alto Médio Canindé, São Raimundo Nonato; Dados: Área 100 000 ha1, Criação 5 de junho de 19792.

Sítio arqueológico Pedra pintada (Roraima)

A Pedra Pintada é uma formação rochosa considerada um sítio arqueológico encontrada no Estado de Roraima. Tem mais de 35 metros de altura, numa altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra encontra-se uma caverna na qual foram encontradas pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos. Por fora da rocha, há pinturas em cor branca rosada — daí o nome Pedra Pintada. Por estar atualmente no interior da reserva indígena São Marcos, a visitação ao sítio só é concedida pela Fundação Nacional do Índio. Localiza-se a 140 quilômetros da capital do estado, Boa Vista, no sul do município de Pacaraima, com acesso pela BR-174 e RR-400.

Lajedo de soledade

Localizado em Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, o lajedo de soledade é um dos principais sítios arqueológicos do nordeste, com vestígios da presença humana datados de mais de 5.000 mil anos. O lajedo foi em um passado distante, um rio, que ao ter secado a milhares de anos atrás, se transformou em abrigo para alguns agrupamentos humanos pré-históricos. No lajedo podemos encontrar cavernas com pinturas feitas por estes homens pré-históricos. O lajedo também é objeto de estudo arqueólogos, que continuam escavando e estudando a região em busca de vestígios da presença humana na pré-história do Brasil.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Objetivo

O objetivo deste blog é ampliar o conhecimento sobre os sítios arqueológicos no Brasil. Recentemente ocorreu uma aula de campo em nossa escola para o Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade e por isso esse motivo escolhemos tal tema. #YBM